A OSMOPE é da “cidade” e pratica uma maneira de estar aberta, pró-activa; é uma Instituição que se envolve.

“ Uma escola que pensa está feita por pessoas que pensam ou aprendem a pensar. Aprender a pensar quer dizer literalmente abrir uma discussão continua, um interrogar continuamente, um observar, contribuir com material para discussões, em que cada um de nós controla a própria discussão, consciência, responsabilidade, pensamento ético, pensamento cultural.”

Malaguzzi. 1991

Defendemos que a mobilização das formas e processos da criação artística e cultural, constituem ferramentas imprescindíveis de uma educação “sensível” em todo o significado da palavra: sensível porque mobiliza potenciais e aptidões de desenvolvimento sensorial, recursos e formas expressão e de representação, e meios/instrumentos de descoberta e de indagação.

O desafio não é fácil, mas seduz e impõe-nos procedimentos de trabalho contextualizados e fundamentados, que suportados por uma equipa de recursos humanos motivada, por crianças competentes e curiosas, por pais participativos e envolvidos no dia-a-dia da escola e por uma comunidade educativa e social em permanente contacto, serão a alavanca da mudança com sentido social, humano e de futuro.

Para nós, a criação de Pontes Educativas com várias Instituições artísticas e culturais, o intercâmbio com as famílias através de vivências diversificadas, dão origem a momentos de prazer e de cumplicidades marcantes e estruturantes para toda a comunidade educativa.