“À luz de uma perspectiva pós-moderna o conhecimento e a identidade são construídos e a construção ocorre não devido às crianças pequenas terem sido ensinadas, mas devido ao que as próprias crianças fazem como consequência das suas actividades, devido a interacções e recursos disponíveis – por estarem em relação e diálogo com o mundo”

(Dalhberg, Moss e Pence, 2003)

O Jardim de Infância contemporâneo é um espaço de comunicação reflexivo e criativo, menos elitista e predefinido nos seus objetivos e funções. Este atende às necessidades e expectativas das novas sociedades e de todos os que, de uma forma cada vez mais plural, as constroem e lhes dão vida, nunca sendo um resort educativo.

Vinculada a uma perspetiva sócio-construtivista, a OSMOPE mobiliza formas e processos de criação artística e cultural como ferramentas imprescindíveis a uma educação “sensível”. O trabalho de projeto planeado, experimentado, avaliado e exposto ao confronto e à discussão, favorece e determina o desenvolvimento de aprendizagens significativas.

A criação de parcerias diversificadas, o contacto com técnicas e materiais diferentes, uma nova forma de olhar o “conhecido”, explorando outras dimensões do “comum” e organizando novos e velhos conhecimentos são pilares presentes em todo o projeto educativo da instituição.